A Escola

A Scuola Cultura Italiana funciona em Ribeirão Preto e desde o início pôde contar com a cooperação do local Vice-Consulado da Itália, especialmente na pessoa do Vice-Cônsul Honorário Engenheiro Vincenzo Antonio Spedicato.

Propõe-se como um lugar para o estudo da Língua e Cultura Italiana e como ponto de encontro de brasileiros e descendentes de italianos para uma melhor integração social e cultural, oferecendo estímulos para comparações entre as diferentes experiências. A escola está localizada na Rua Itacolomi n° 484, em uma área vital da cidade, perto da Avenida Independência. A sua localização, mesmo que central, desfruta da tranqüilidade necessária para promover o estudo e a concentração necessária para o aprendizado.

Todos os professores são profissionais com muita experiência no ensino e participaram de cursos de formação para professores de italiano como língua estrangeira, com o objetivo de dar aos estudantes o que de melhor existe disponível em termos de técnicas e conteúdo. O último curso de atualização, com a participação de todos os professores, foi o de "Requalificação Profissional para professores de italiano" com a duração de 300 horas, realizado em 2003 em Ribeirão Preto pela professora Cristina Mazzanti, Universidade para Estrangeiros de Perugia.
No final deste curso, os professores fizeram e foram aprovados, pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, no exame de proficiência para os níveis quatro e cinco.

As salas de aula têm os equipamentos como televisão, DVD, ar condicionado e carteiras confortáveis. A escola é composta por dois funcionários na secretaria e muitos professores que exercem as suas atividades em sete classes que comportam mediamente 10 alunos. A Scuola Cultura Italiana existe há treze anos. Importantes iniciativas já foram implementadas, sempre em colaboração com o apoio do Vice-Consulado. Temos o convênio com a Universidade de Siena para ser reconhecida como a sede do CILS, como efetivamente aconteceu e hoje estamos orgulhosos desta conquista.

Outras realizações:
 

- Intermediação entre as Faculdades COC de Ribeirão Preto e a Università degli Studi de Siena para o intercâmbio de professores e alunos. Já foi realizada, com apoio local, uma "Summer School" com 30 horas de aulas de Direito Comercial  Comunitário sobre a livre circulação de pessoas e mercadorias na União Européia. O curso, ministrado em Língua Italiana, coordenado pelo professor Francesco Francioni, contou com a participação de 10 professores e 10 alunos em Siena;

- Curso intensivo de língua italiana na Universidade para Estrangeiros de Siena que acontece todos os anos em julho desde 2002;


- Intermediação entre Faculdades COC e Politécnico di Milão para duplo Bacharelado em Engenharia e intercâmbio de professores e alunos;

- Coletânea dos textos de apoio para professores de língua italiana para a preparação e de ensino;

- Textos de Ensino Fundamental italiano para a alfabetização de adolescentes em italiano.

Cursos de Língua Italiana

Os cursos de Língua Italiana são desenvolvidos em três níveis: Básico –Intermediário e Avançado, estes são articulados em ciclos semestrais em um total de 180 horas/aula por nível. O curso completo permite a aquisição de estruturas gramaticais, de sintaxe e vocabulário essencial, integrando as competências lingüísticas e aspectos da vida e da cultura italiana.
 




Galeria de Imagens - A Escola
_SALA ROMA 013.jpg -sala siena frente 001.jpg AEscolaGaleria16.jpg AEscolaGaleria13.jpg AEscolaGaleria11.jpg AEscolaGaleria10.jpg AEscolaGaleria09.jpg AEscolaGaleria08.jpg AEscolaGaleria04.jpg AEscolaGaleria03.jpg AEscolaGaleria02.jpg
       
Formulário para contato:
Destinatário:
Nome:
E-mail:
Telefone:
Mensagem:

 
 
 

Ribeirão Preto: Rua Itacolomi, 484 - Alto da Boa Vista    Telefone: (16) 3911-4191

E-mail: contato@cultit.com.br